segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Inatividade Física - Riscos e Cuidados (IMPORTANTE)

O Profissional de Educação Física tem a função de orientar e prescrever atividade física, para diferentes indivíduos, idades, e objetivos. Portanto, tudo está relacionado a movimento e deixar o sedentarismo de lado. Mas, e o sedentário? Aquela pessoa que não pratica atividade física?

Tenho más notícias para a pessoa que é inativa, porque o sedentário que não pratica atividade física deve ir ao médico frequêntemente, porque tem mais probabilidade de desenvolver algum mal, doença cardíaca, obesidade ou alguma doença metabólica (como por exemplo o diabetes).

Quando se começa um programa de atividade física, seja em academia, clubes, praças ou com personal trainer, é praticamente obrigatório a consulta médica e este atestar a prática de atividade física. Portanto, passa-se a idéia para o indivíduo de que para começar a atividade física é necessário ir ao médico (e realmente é !!!), e atestar sua condição para prática do exercício físico, passando a idéia de que o exercício pode ser perigoso. Bom, a atividade física feita de forma errada é prejudicial, mas é claro, como já postei aqui em outros dias, quem deve prescrever os exercícios é o profissional de Educação Física. O problema é passar a idéia que a pessoa que irá começar um programa de atividade física, pode ter problemas e deve ter cuidados, etc. Cuidados são necessários, mas as recomendações do profissional de Educação Física, do médico e outros profissionais devem sanar dúvidas e otimizar os cuidados.

Continuando, a inatividade física, ou seja aquela pessoa que não pratica atividade física é que deve ter mais cuidados e ir ao médico regularmente. Pois, doenças cardíacas e metabólicas, problemas ósteo-articulares, musculares, posturais, obesidade, podem ser desencadeados pela falta de exercício físico.

Agora, imagine só, vou dar exemplo de uma pessoa que trabalha o dia todo sentada, não praticante de atividade física. Esta pessoa passa oito horas sentada trabalhando, mais uma hora sentada para almoçar (a maioria tem uma hora de almoço e acaba descansando o que resta de tempo), mais uma hora para jantar (geralmente come assistindo a Tv), e assiste por volta de 3 a 4 horas de televisão sentada, dando um total de 13 a 14 horas diárias que se passa sentado. Se adicionarmos, má alimentação, obesidade, com o tempo é possível desenvolver doenças cardíacas, e outros males.

A solução para esta situação é simples, de 40 a 60 minutos de atividade física, de 4 a 5 vezes na semana, podendo se iniciar com 3 a 4 vezes na semana, com intensidade baixa.

Então fica a dica, o sedentário tenha mais cuidados, e você que pratica ou vai começar a praticar atividade física, parabéns pela iniciativa!!!! Está no caminho certo, e principalmente cuidando da sua saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário