Treinamento Funcional

Treinamento Funcional é uma Metáfora da Vida

 
O treinamento funcional vem ganhando popularidade nos últimos tempos, com muitos se voltando para bolas suíças, medicine balls e outras ferramentas em um esforço para encontrar as mais recentes técnicas para aperfeiçoar seu corpo.

Os entusiastas do fitness estão usando bolas suíças para abdominais, medicine balls para arremessos, e tubos elásticos para uma variedade de exercícios com a finalidade de dar um tempero diferente as suas sessões de treino, professores estão ensinando novas modalidades funcionais para o seus não tão aptos clientes. Há céticos no mundo do fitness que acreditam que o treinamento funcional é um fenômeno passageiro de estranhos exercícios em base uni-podal, cortadores em cabos e fexões de braço em med balls. Existem indivíduos que acreditam que o treinamento funcional não atende as necessidades hipertróficas, ou as da dona de casa ,achando que ela não é capaz de executar stiffs uni-laterais.

"Mas e se? ..... Se ela soubesse: Ela realiza todos os dias." Isso é fato.


Laird Hamilton entende perfeitamente o conceito de Treinamento Funcional.


O que exatamente é treinamento funcional? É limitado ao uso da bola suíça e os exercícios em uma perna? Não, de forma nenhuma. Reforçando: de forma nenhuma. Treinamento funcional é Treinamento com Propósito. Muitos atletas e treinadores confundem treinamento funcional com exercícios específicos, o que implica na mímica de determinados movimentos e padrões específicos para esportes individuais.
Na verdade,o treinamento funcional deve ser representado de forma mais precisa como “Formação Geral em Movimento”. Sob essa ótica as coisas começam a fazer sentido.O treinamento funcional analisa as semelhanças desse processo, as reforça e fortalece. Aos desinformados o treinamento funcional é apenas necessário para o atleta, já que os atletas só precisam correr, sprintar, pular, empurrar, girar, mudar de direção e tracionar. Ou para o idoso que precisa se equilibrar-se, sentar, levantar, carregar.

Não é assim. Nossos corpos têm a capacidade de executar todas essas ações. Nós perdemos o movimento porque nós não treinamos para o movimento.Treine-os, fazendo do Treinamento Funcional uma Metáfora da sua Vida.

 

Princípios do CORE 360۫


 

Pense nos seus músculos como ferramentas e não troféus. Seu treino não deve se restringir a Puxar e Empurrar, além disso você deve Levantar, Rodar, Saltar e Correr fazendo seu corpo se tornar mais inteligente e funcional.  

Treine o centro antes das extremidades. Fortaleça o CORE (região Lombo-Pélvica-Quadril) porque é partir dessa região que o corpo gera estabilidade e produz força.

Qualidade de movimento é o ponto de partida. Todos exercícios devem ter como meta uma execução limpa, eficiente e em boa postura. Aprenda novos movimentos e os aperfeiçoe sempre.
 
Treine mais na posição em pé do que sentado ou deitado. Quando o movimento parte do chão e você está em pé as forças produzidas envolvem o corpo todo, da mesma forma em que ele é exigido na vida real.

Seu programa de treino deve ser Global. Força, Equilíbrio, Velocidade, Resistência, Agilidade, Potência, Mobilidade e Flexibilidade são qualidades físicas que sempre devem ser estímuladas.

Você é tão forte quanto seu elo mais fraco. Tornar seu corpo mais equilibrado entre o lado direito e esquerdo, a cadeia anterior e posterior, a extremidade superior e inferior vai ter um impacto positivo sobre todos seus objetivos.

Respeite seus limites, mas aceite o desafio. Você aproveita pouco do seu real potêncial de movimento, use cada sessão de treino para conhecer seus limites e vencê-los, seja você um atleta de alto nível ou alguém que está iniciando um programa de condicionamento , sempre existe espaço para progresso.

Use o corpo de forma integrada e não isolada. Envolva todo Sistema Neuro-Muscular em atividades onde se busca sinergia sempre.

Um programa de condicionamento eficiente vai além do treino. Além de boas sessões de treino, Comer, Dormir e se Recuperar com qualidade são fundamentais.

Se divirta. Faça do seu treino seu playground, acreditar no que se faz e se divertir fazendo é o que gera resultados a curto, médio e longo prazo.

Boas coisas levam tempo. Os melhores resultados não vem fácil e demandam tempo e esforço consistente para serem alcançados. Se torne um atleta fazendo do seu programa de CORE 360º Treinamento Funcional  uma competição a ser vencida em cada sessão de treino.



Circuito Funcional


Motivos para fortalecer a região do Core

Fonte: Método Mais Vida.com.br

Core Training uma nova forma de fortalecer o abdome
Cada músculo do nosso corpo exerce uma função específica, funciona de maneira integrada, coordenada pelo cérebro. É muito bonito observar uma bailarina dançando, fazendo movimentos incríveis, como saltos, piruetas, elevações de pernas, ao ritmo da música, com graça, harmonia e beleza.

O mesmo acontece com os esportistas que fazem maravilhas com o corpo. É sem dúvida, incrível um gol de bicicleta ou mesmo uma cortada no vôlei. Tudo isso acontece graças ao fortalecimento dos músculos que dão ao corpo uma capacidade de combinar e executar centenas de movimentos diferentes.

Apesar disso, milhares de pessoas estão impossibilitadas de praticar esportes ou mesmo fazer exercícios. Elas sofrem porque um grupo muscular, que exerce um papel fundamental para o bom funcionamento do corpo, não é exercitado de forma adequada. Estou me referindo aos músculos profundos localizados numa região do corpo conhecida como “core”.

O “CORE” é uma unidade integrada composta de 29 pares de músculos que suportam o complexo quadril-pélvico-lombar.

Tem as seguintes funções:

1.     Manter um adequado alinhamento da coluna lombar contra a ação da gravidade;
2.     Estabilizar a coluna e pélvis durante os movimentos e
3.     Gerar força para os movimentos do tronco e prevenir lesões.

Os músculos são responsáveis também em dar o formato da cintura, proteger a cavidade abdominal, manter o quadril na posição correta e ajudar a manter o tronco controlado em inúmeros movimentos esportivos. Vários esportistas treinam bastante esses músculos, como é o caso dos lutadores de boxe, ginastas, jogadores de vôlei, futebol e basquete.

Para a maioria dos esportes, ter o CORE  forte é fator de ajuda para um melhor rendimento. O enfraquecimento dos músculos do core trás conseqüências um tanto quanto desagradáveis: alterações na posição do quadril, flacidez abdominal, dores na região da coluna lombar e até mesmo favorecendo o aparecimento de hérnias de disco.

Os homens, quando engordam, tendem a aumentar a quantidade de gordura ao redor da cintura, com predominância acima do umbigo, formando o famoso “pneuzinho”, sobrecarregando ainda mais a região lombar, principalmente quando os músculos do core, particularmente os profundos estão enfraquecidos. Nas mulheres, durante o período de gravidez, os músculos da parede abdominal são distensionados na medida em que o feto vai aumentando de tamanho provocando um aumento acentuado da curvatura da região lombar.

Por todas essas razões é fundamental que seja dada uma atenção especial aos músculos do core. Por uma questão de saúde o seu enfraquecimento trás conseqüências desagradáveis. No entanto é, importante lembrar que ao fazer os exercícios chamados “abdominais tradicionais” estará fortalecendo os músculos superficiais e não, como a maioria imagina, protegendo a coluna ou mesmo queimando gordura ou, como dizem “tirando a barriga”. Para queimar gordura é necessário fazer exercícios do tipo aeróbicos (caminhada, corrida, bicicleta, etc.), que estimulam a mobilização da gordura como fonte de energia.

O que mudou no treinamento

As novas pesquisas mostram que alguns músculos localizados nesta região do corpo, denominada CORE, particularmente os internos do tronco  na estabilização da coluna. Em particular o transverso do abdome, multifido e rotatores  da região lombar forma identificados como sendo absolutamente essências na própria função e controle da região lombar.

Isto significa que fazer os exercícios abdominais tradicionais, flexão do tronco sobre o quadril, com as mãos na nuca, e suas variações enfatiza o fortalecimento da musculatura superficial, ou seja, o reto e oblíquo abdominal.

Diante dessas evidencias, para prevenir dores na coluna, fortalecer os músculos que dão sustentação para a coluna lombar, é importante iniciar o treinamento utilizando exercícios isométricos (estáticos) que enfatizam o desenvolvimento da estabilidade e força de resistência dos músculos citados.

Os exercícios denominados “prancha” , realizados na posição ventral, dorsal e lateral devem ser incluídos no inicio do treinamento para, primeiro, fortalecer os músculos profundos, estabilizadores da região do core e, à partir daí, incluir exercícios para aumentar a força e posteriormente a potencia do “CORE”.

Esta é a nova recomendação para o treinamento equilibrado da região mais importante do corpo sob o ponto de vista funcional.

Sistema TRX Suspension Training 


Blogue de treinamentobyluke :TREINO FORTE...VITÓRIA FÁCIL..., Sistema TRX® Suspension Training® 

TRX®: Treinamento em Suspensão™
Qualquer hora... Qualquer lugar

O que é o TRX?
 TRX® Suspension Trainer™ é um original sistema de treinamento funcional portátil, que se baseia no uso do peso do corpo. É capaz de desenvolver aumento de força, equilíbrio, flexibilidade e estabilidade do 'core', para pessoas de QUALQUER nível de condição física (da reabilitação aos atletas de elite).

O TRX® Suspension Training® é o primeiro e mais completo sistema de treinamento que faz uso do peso corporal, permitindo centenas de exercícios funcionais, para pessoas de todos os níveis de habilidade e condicionamento físico.
O TRX tem alta eficiência na melhoria da estabilidade do 'core', fortalecimento funcional, flexibilidade e equilíbrio. Usuários de todos os níveis de condicionamento físico podem realizar exercícios funcionais para todo o corpo, empregando a resistência oferecida pelo peso corporal, ajustando e graduando de 0 a 100% a intensidade de trabalho.

Benefícios:
- Aumento da Performance nos Esportes
- Diminuição de Lesões
Suspension Training® fornece equilíbrio muscular, estabilidade articular, fortalecimento do 'core'. Também melhora postura e ajuda na prevenção de lesões.
- Versatilidade inigualável
O TRX Suspension Training garante grande funcionalidade e versatilidade em relação às máquinas grandes e caras.
- Extremamente portátil, rápido de se preparar
Por pesar menos de 1 kg, o TRX pode ser preparado para uso em menos de 1 minuto, e pode ser guardado numa pequena bolsa. Use na academia, consultório, ginásio, parques, praia, ou até mesmo dentro de casa.
PRODUTOS:
1. TRX PROFESSIONAL
- TRX Professional: presilias para ajuste de altura; manoplas para as mãos, integradas com tiras para apóios dos pés; fita para ajuste de fixação;
-Guia de programa de exercícios, plastificado;
- DVD All Body XPress Vol 1;
- Sacolinha para carregar seu TRX onde for preciso.
2. TRX DOOR ANCHOR
- Dispositivo utilizado juntamente com o TRX para adaptá-lo ao uso em portas. Poderá ser usado em casa, apartamento, hotéis ou qualquer porta para a prática do TRX.
Quem usa o TRX?
  • Indivíduos ativos e Atletas de todas as idades e condicionamento físico, que queiram ganhar, melhorar e manter sua performance física.
  • Academias, Clubes e Centros de Treinamento que promovem programas de condicionamento de 'ponta' no Brasil.
  • Associações e Centros Esportivos (Futebol, Volei, Basquete, Golfe, Alpinismo, Artes marciais e muito mais...).
  • Personal Trainers, Fisioterapeutas e Instrutores de Pilates nas suas atividades profissionais.