terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Academia ao Ar Livre em São José dos Campos

Neste mês de Janeiro, comecei a atuar nas academias ao ar livre na cidade de São José dos Campos, em praças, parques e centros poliesportivos, fazendo a orientação para prática de atividade física. O Profissional de Educação Física é quem avalia, prescreve, orienta, planeja a atividade física e o treinamento para qualquer pessoa.

O Projeto Cidade em Movimento, ATI (Academia de Treinamento do Idoso) mais conhecido como Academia ao Ar Livre, começou no ano de 2010 a partir de agosto, quando foram entregues as primeiras academias ao ar livre. A academia é projetada para atender o grupo Terceira Idade, são compostos de aparelhos que trabalham todos os grupamentos musculares, além disso, existem aparelhos que simulam a caminhada e  corrida (simulador de caminhada e esqui). Todos eles sem carga adicional contando com o peso do próprio aparelho, permitindo então a utilização de qualquer pessoa. Isso torna os objetivos encontrados na academia ao ar livre mais voltados para a qualidade de vida e saúde. Porém, além de contar com a Terceira Idade, foi aberto para adultos e jovens, e não é recomendável a utilização por crianças com idade até 12 anos, por razões de segurança.

De acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM, 1998), a prática de exercícios físicos é uma das principais variáveis intervenientes para a promoção da saúde.

Portanto, a dica é movimento, como o próprio nome do Projeto "Cidade em Movimento" diz, nosso corpo é projetado para ficar em movimento, sem isso, o sedentarismo pode gerar muitos problemas de saúde, quando associado a má alimentação e maus hábitos. Vamos melhorar nosso condicionamento físico, melhorando força e resistência muscular, flexibilidade, alterando o estilo de vida e conseqüentemente a qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário