Para ter um bom rendimento em uma prova de corrida, independente da distância que ela apresenta, é fundamental o acompanhamento de um profissional de educação física. Para o corredor que treina a partir da FC (Frequencia Cardíaca), é de grande importância a avaliação física, norteando este trabalho.
A intensidade dos treinamentos mais modernos e mais adequados estão sempre ligados a Frequencia Cardíaca Máxima e o VO2 máximo avaliados em teste ergométrico ou, na impossibilidade, por testes indiretos de campo como o de Cooper e Conconi, ambos, se bem aplicados, tem boa confiabilidade.
A equação tradicional 60 a 85% da Frequencia Cardíaca extraída da fórmula 220-idade é sugerida pelo ACSM (Colégio Americano de Medicina do Esporte), levando em conta a segurança do indivíduo e que este não visa grandes performances e sem muito compromisso com a regularidade. E para pessoas já acostumadas a fazer atividade física regularmente, a fórmula de Karvonen, na minha opinião é a melhor, eu utilizo com meus clientes, leva em consideração a frequencia cardíaca de repouso do dia. É um fator muito importante, pois a FCR geralmente é menor nos fisicamente ativos, também pode variar devido ao estresse emocional ou mesmo físico. Um treino mais puxado pode elevar a FCR no dia seguinte, e obrigar a fazer um treino mais leve, por exemplo. A medição da FCR pode ser feita algumas horas antes de treinar, no próprio pulso e numa situação trânquila ficando sentado pelo menos três minutos e em seguida contar.
A importância das avaliações cardiovasculares está justamente no fato do profissional de educação física poder prescrever a intensidade de cada exercício de forma adequada a cada cliente. E assim, gerando resultados em um prazo menor, resultando em satisfação do aluno.
Além disso, é possível o corredor fazer o esporte de corrida para lazer, visando qualidade de vida e bem-estar. Hoje em dia, existem pesquisas que comprovam que a corrida faz bem e muito, desde profissionais mais ativos, como aos sedentários, executivos e pessoas que passam a maior parte do dia sentados. Em breve estarei postando mais sobre corrida e seus benefícios ao nosso corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário