sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Torne-se um Corredor

Faça parte do mundo da corrida! Pratique o esporte que mais cresce no Brasil, segundo a Corpore (Corredores Paulistas Associados), que é uma referência em organização de provas de rua. Em 2009 essas provas tiveram mais de 117 mil corredores e 259 mil cadastrados. O esporte mais democrático e eficiente, o único onde os atletas de elite participam junto com os amadores.

Nos Estados Unidos, considerado “o país da corrida de rua”, aproximadamente 40 milhões de pessoas são corredores amadores, sendo que 17 milhões participam de eventos organizados. No Brasil, temos quatro milhões de corredores com 250 mil participando de corridas de rua. Hoje em dia é normal ver pessoas correndo em qualquer grande cidade. Algumas facilidades tornam este esporte o mais fácil de ser praticado:

-          você pode correr em qualquer lugar
-          só precisa de um par de tênis, meias, shorts e camiseta
-          você pode praticar sozinho
-          é o exercício base para a maioria dos esportes
-          ideal para a manutenção da saúde e qualidade de vida

Alguns obstáculos são comuns na prática regular deste esporte: a falta de motivação para treinar sozinho, a falta de objetivos gradativos, ausência de local apropriado para prática e, principalmente, o surgimento de lesões. A corrida, praticada com planejamento e orientação, é a atividade que traz mais benefícios, não só para o corpo, mas também para a mente. E é esse o nosso trabalho, o trabalho do profissional de educação física, que fará o planejamento e periodização do treinamento, e além disso como dito no meu post anterior, a importância da avaliação física para o profissional de educação física poder prescrever a intensidade do exercício.

Qualquer pessoa pode se tornar corredora! É apenas uma questão de tempo e dedicação. A cada dia você perceberá a melhora que a corrida está fazendo no seu corpo.  E elas ficam cada vez mais fáceis, porque seu corpo se adapta e fica cada vez mais forte!

Estarei postando em breve a importância das avaliações, sendo elas: médica, cardiovascular, fisioterápica, nutricional e física, tendo todas sua importância e devem ser feitas, para direcionamento e otimização do treinamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário