quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Exercícios funcionais podem te ajudar a evoluir na corrida

 

 O treinador Allan Menache fala mais sobre esses exercícios que podem te ajudar a evoluir na corrida

Os corredores são uma das classes de desportistas das mais dedicadas. Quando se propõem a cumprir um desafio, por mais difícil que possa parecer eles vão atrás, percorrendo quantos quilômetros seus treinadores prescrevem em suas planilhas.

Mais dedicados ainda são aqueles corredores que mesmo sem um treinador elegem seus desafios e cumprem seus objetivos seja uma simples prova de 5 km ou 10 km, uma meia-maratona e até mesmo uma maratona.

Tão importante quanto cumprir os quilômetros prescritos em planilha é o comprometimento com o treinamento físico paralelo a corrida. Muitos corredores se preparam com aquelas intermináveis séries de musculação na academia, normalmente fazendo uso de máquinas para cumprir a maior parte dos exercícios de fortalecimento e poucos incluem em suas rotinas alguns exercícios educativos, próprios para melhorar a técnica de corrida e com isso gerar economia em suas passadas.

Além dos exercícios educativos considero de grande importância a inclusão na rotina de todos os corredores, independente de seus objetivos, o mais atual conceito de preparação física que é o Treinamento Funcional, que treina movimentos e não segmentos isolados do corpo, principal característica das máquinas.

Ao treinar movimentos integrando os segmentos do corpo para a realização de tarefas, tornamos nosso corpo mais inteligente, já que envolvemos neste processo o treino de todas as capacidades físicas como força, resistência, flexibilidade, coordenação e equilíbrio. De acordo com os objetivos do corredor, podemos tornar o treinamento mais específico, fazendo com que tudo o que é realizado no ambiente de treino se transfira de forma otimizada para suas corridas, proporcionando o aumento de performance, a melhora da eficiência dos movimentos e, principalmente, a prevenção de lesões. Afinal, o que mais o corredor almeja é poder praticar a atividade que tanto gosta e dá prazer o ano inteiro.

Atualmente já existem muitos profissionais qualificados para prescrever de forma eficiente o Treinamento Funcional e as principais academias do país já estão preparadas para receber seus clientes com espaços próprios para tal finalidade. Portanto não há desculpas para que os corredores de todas as idades e com os mais variados objetivos deixem para depois a melhor forma de se condicionar.
 
Fonte: O2 por Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário