quarta-feira, 6 de abril de 2011

Hipertrofia Muscular em Mulheres: Mito ou realidade?

Galera,

É provado cientificamente, que as concentrações de Testosterona na mulher são muito baixas, antes, durante e após o exercício. E sabemos que a testosterona age diretamente sobre a síntese do tecido muscular. Sendo produzido nas células intersticiais dos testículos, é importante para produção dos espermatozóides e estimular o desenvolvimento das características sexuais masculinas secundárias. A grande diferença entre homens e mulheres, em relação ao hormônio testosterona, é a força e capacidade de desenvolvimento muscular (hipertrofia muscular).


Equipe do CEFE (Centro de Estudos em Fisiologia do Exercício)

Neste gráfico temos duas barras verticas separadas por Antes, Depois, e por tempo de 0 a 60 minutos após, a barra azul escura é análise da concentração da testosterona em indivíduos masculinos, e a barra azul clara é em indivíduos femininos. Nota-se que a concentração varia muito pouco e se mantém em níveis baixos.

O que nos leva a concluir que a hipertrofia muscular nas mulheres é difícil de ser alcançada, mas que é possível ter resultados ótimos, porém com muita dedicação, aplicação, e otimizando os resultados através de uma alimentação elaborada e o descanso (sono).

Portanto, não é mito, é possível sim, claro. Porém, em níveis mais baixos que o do homem, sendo diminuída a síntese do tecido muscular.

"Mas professor, eu fico muito musculosa quando começo a fazer musculação!!!"

Quem nunca ouviu essa frase famosa, não é verdade? Muito dita no universo feminino. Mas não é verdade galera, existe o "inchaço" imediato, causado pelo exercício, mas que passa em até 30-50 minutos após o término do exercício. Quanto a hipertrofia muscular, vimos que o hormônio que estimula a síntese muscular, a testosterona, seus níveis são baixos. Sendo assim, a musculação não é responsável pelo inchaço que essas mulheres relatam.

Observações:

- É necessário de 3 a 4 meses para haver alterações em relação a hipertrofia muscular.
- Nas mulheres, o tempo necessário é maior, podendo ser potencializado com extremo cuidado com alimentação, sono, e planejamento do treinamento.
- A hipertrofia muscular dita aqui neste post é aquela em que o corpo da mulher cresce de forma natural, e não como as atletas de fisiculturismo do sexo feminino, sendo um esporte, onde as atletas fazem uso de anabolizantes ou esteróides (hormônios derivados da testosterona).

Nenhum comentário:

Postar um comentário