segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Qualidade de Vida e Atividade Física

Metade dos brasileiros não pratica atividade física, revela pesquisa da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) com 2.012 pessoas, entre os 18 e 70 anos. O sedentarismo, associado à dieta inadequada, é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares, que matam 300 mil por ano no país.

Pessoas que praticam exercícios regularmente desenvolvem resistência cardiorrespiratória, aptidão músculo-esquelético e reduzem os níveis de gordura corporal, diminuindo assim os riscos de apresentar doenças cardíacas, diabetes, osteoporose, dilipidemias (aumento da taxa de gordura no sangue) e doenças da vida moderna, como a depressão, obesidade e até mesmo o câncer.

Segundo o American College Sports Medicine (ACSM), a corrida (orientada) foi relacionada com a saúde porque as pessoas que evitavam os exercícios aeróbicos apresentavam uma correlação com um risco marcadamente crescente de morte prematura devido a qualquer causa, especialmente por doenças cardíacas.

A corrida, dizem os médicos, é um dos melhores exercícios aeróbicos, capaz de prevenir doenças cardiovasculares e melhorar a disposição para as atividades do dia a dia. Para muita gente, correr também se tornou uma forma de fazer novas amizades e alargar o círculo social.

Ganhe disposição e força para fazer atividades cotidianas simples, como transportar objetos mais pesados, brincar com seu filho, correr com seu cachorro, subir escadas e concentração no trabalho. Além de ser fácil, é uma das chaves para se viver mais e melhor!

Bom gente, o que estamos esperando ?

Um comentário: