segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Cartão de Visita






Qualidade de Vida e Atividade Física

Metade dos brasileiros não pratica atividade física, revela pesquisa da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) com 2.012 pessoas, entre os 18 e 70 anos. O sedentarismo, associado à dieta inadequada, é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares, que matam 300 mil por ano no país.

Pessoas que praticam exercícios regularmente desenvolvem resistência cardiorrespiratória, aptidão músculo-esquelético e reduzem os níveis de gordura corporal, diminuindo assim os riscos de apresentar doenças cardíacas, diabetes, osteoporose, dilipidemias (aumento da taxa de gordura no sangue) e doenças da vida moderna, como a depressão, obesidade e até mesmo o câncer.

Segundo o American College Sports Medicine (ACSM), a corrida (orientada) foi relacionada com a saúde porque as pessoas que evitavam os exercícios aeróbicos apresentavam uma correlação com um risco marcadamente crescente de morte prematura devido a qualquer causa, especialmente por doenças cardíacas.

A corrida, dizem os médicos, é um dos melhores exercícios aeróbicos, capaz de prevenir doenças cardiovasculares e melhorar a disposição para as atividades do dia a dia. Para muita gente, correr também se tornou uma forma de fazer novas amizades e alargar o círculo social.

Ganhe disposição e força para fazer atividades cotidianas simples, como transportar objetos mais pesados, brincar com seu filho, correr com seu cachorro, subir escadas e concentração no trabalho. Além de ser fácil, é uma das chaves para se viver mais e melhor!

Bom gente, o que estamos esperando ?

sábado, 25 de dezembro de 2010

Feliz Natal e Próspero Ano Novo !!!


Um Feliz Natal a todos, com muita paz, alegria, amor e reflexão. Espero que este dia marque também o aniversário de Jesus, que é o mais importante nessa noite, e possamos fazer o que ele falou e nos ensinou. Parece difícil né? pode até ser, mas Ele é misericordioso e perdoa nossas falhas e erros, nos fazendo ser melhores.


Um abraço a todos, e Feliz Ano Novo, e todos os votos já ditos também.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Torne-se um Corredor

Faça parte do mundo da corrida! Pratique o esporte que mais cresce no Brasil, segundo a Corpore (Corredores Paulistas Associados), que é uma referência em organização de provas de rua. Em 2009 essas provas tiveram mais de 117 mil corredores e 259 mil cadastrados. O esporte mais democrático e eficiente, o único onde os atletas de elite participam junto com os amadores.

Nos Estados Unidos, considerado “o país da corrida de rua”, aproximadamente 40 milhões de pessoas são corredores amadores, sendo que 17 milhões participam de eventos organizados. No Brasil, temos quatro milhões de corredores com 250 mil participando de corridas de rua. Hoje em dia é normal ver pessoas correndo em qualquer grande cidade. Algumas facilidades tornam este esporte o mais fácil de ser praticado:

-          você pode correr em qualquer lugar
-          só precisa de um par de tênis, meias, shorts e camiseta
-          você pode praticar sozinho
-          é o exercício base para a maioria dos esportes
-          ideal para a manutenção da saúde e qualidade de vida

Alguns obstáculos são comuns na prática regular deste esporte: a falta de motivação para treinar sozinho, a falta de objetivos gradativos, ausência de local apropriado para prática e, principalmente, o surgimento de lesões. A corrida, praticada com planejamento e orientação, é a atividade que traz mais benefícios, não só para o corpo, mas também para a mente. E é esse o nosso trabalho, o trabalho do profissional de educação física, que fará o planejamento e periodização do treinamento, e além disso como dito no meu post anterior, a importância da avaliação física para o profissional de educação física poder prescrever a intensidade do exercício.

Qualquer pessoa pode se tornar corredora! É apenas uma questão de tempo e dedicação. A cada dia você perceberá a melhora que a corrida está fazendo no seu corpo.  E elas ficam cada vez mais fáceis, porque seu corpo se adapta e fica cada vez mais forte!

Estarei postando em breve a importância das avaliações, sendo elas: médica, cardiovascular, fisioterápica, nutricional e física, tendo todas sua importância e devem ser feitas, para direcionamento e otimização do treinamento.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Treinamento para Corrida

Para ter um bom rendimento em uma prova de corrida, independente da distância que ela apresenta, é fundamental o acompanhamento de um profissional de educação física. Para o corredor que treina a partir da FC (Frequencia Cardíaca), é de grande importância a avaliação física, norteando este trabalho.

A intensidade dos treinamentos mais modernos e mais adequados estão sempre ligados a Frequencia Cardíaca Máxima e o VO2 máximo avaliados em teste ergométrico ou, na impossibilidade, por testes indiretos de campo como o de Cooper e Conconi, ambos, se bem aplicados, tem boa confiabilidade.

A equação tradicional 60 a 85% da Frequencia Cardíaca extraída da fórmula 220-idade é sugerida pelo ACSM (Colégio Americano de Medicina do Esporte), levando em conta a segurança do indivíduo e que este não visa grandes performances e sem muito compromisso com a regularidade. E para pessoas já acostumadas a fazer atividade física regularmente, a fórmula de Karvonen, na minha opinião é a melhor, eu utilizo com meus clientes, leva em consideração a frequencia cardíaca de repouso do dia. É um fator muito importante, pois a FCR geralmente é menor nos fisicamente ativos, também pode variar devido ao estresse emocional ou mesmo físico. Um treino mais puxado pode elevar a FCR no dia seguinte, e obrigar a fazer um treino mais leve, por exemplo. A medição da FCR pode ser feita algumas horas antes de treinar, no próprio pulso e numa situação trânquila ficando sentado pelo menos três minutos e em seguida contar.

A importância das avaliações cardiovasculares está justamente no fato do profissional de educação física poder prescrever a intensidade de cada exercício de forma adequada a cada cliente. E assim, gerando resultados em um prazo menor, resultando em satisfação do aluno.

Além disso, é possível o corredor fazer o esporte de corrida para lazer, visando qualidade de vida e bem-estar. Hoje em dia, existem pesquisas que comprovam que a corrida faz bem e muito, desde profissionais mais ativos, como aos sedentários, executivos e pessoas que passam a maior parte do dia sentados. Em breve estarei postando mais sobre corrida e seus benefícios ao nosso corpo.


sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Office Jobs (Empregos Sedentários)

Com a chegada do estilo de vida Ocidental, alimentação e exercícios acabaram esquecidos, mais modernização do local de trabalho, os trabalhos sedentários aliados a nenhum movimento e o que é pior, gerando problemas de saúde para os trabalhadores modernos.

Sem atividade física e sentado o dia inteiro? Aumenta o risco de ataque cardíaco.

Um novo estudo indica que homens e mulheres que fazem atividade física regular, como ir caminhando ou de bicicleta ao local de trabalho, tem menor risco de ataque cardíaco.

Publicado no Journal of the American College of Cardiology (Jornal do Colégio Americano de Cardiologia), participaram do estudo 60.000 homens e mulheres, com diferentes tipos de estilo de vida, com idade acima de 18 anos, 6% ou 3.500 homens e mulheres desenvolveram problemas cardíacos. Mas, homens que se exercitaram vigorosamente pelo menos três vezes na semana tiveram 47% menor risco de ataque cardíaco do que homens sem atividade física.

Mulheres que fizeram atividade física moderada tiveram 33% menos risco de ataque cardíaco e mulheres envolvidas em exercícios intensos tiveram 13% menos risco.

Com a soma das AVD's (Atividades da Vida Diária), como subir escada, caminhada ao trabalho, os pesquisadores sugeriram que as pessoas adquiram melhores hábitos, como não fumar, comer mais frutas e vegetais, menos carne e sal.

Ataque cardíaco e doenças cardiovasculares não são as únicas coisas negativas dos trabalhos sedentários (Office Jobs), outros perigos como a Obesidade, Pressão Alta, Câncer no aparelho digestivo, Ansiedade, Diabetes e Osteoporose, também podem ocorrer devido ao estilo de vida do indivíduo.

Portanto, a dica é MOVIMENTO, pois nosso corpo necessita senão fica doente, levando nossa qualidade de vida e saúde por água abaixo. E nada melhor que o Treinamento Funcional para isso, pois ele trabalha o corpo com os movimentos para o qual ele foi criado, como puxar, empurrar, rotacionar, e de forma inteligente. Vamos lá !!!

 

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

LPO SYSTEM - Potência no Esporte



Treinamento de Potência nos Esportes

Utilizado hoje em dia nas grandes ligas esportivas, como NBA, NFL, Natação e vários outros esportes que necessitam de potência.

E em breve farei o curso, me tornando familiarizado com a metodologia do Prof. João Coutinho e Prof. Dimas.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

INCRÍVEL !!! Veja esse Vídeo !!!



Será este vídeo inimaginável, impossível ??


Acredito que não, pois nossa Capacidade de realizar algo está diretamente ligada a nossa motivação, determinação e persistência.


Portanto, está esperando o que para realizar o que você sempre quis ou planejou fazer, como por exemplo, praticar atividade física regularmente, correr por lazer ou em uma corrida (5, 8 ou 10km) na sua cidade, se tornar melhor no esporte que pratica, e muitos outros objetivos que muitas vezes ficam deixados para depois ou mesmo esquecidos.


“A única riqueza é a motivação. Se você perde a motivação, aos poucos você perde tudo.” Carlos Ghosn

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A importância do Alongamento para a Saúde

Não é preciso ser de circo para espichar a musculatura. Fazer alongamento é fácil e também vital. Deixa os músculos mais elásticos, livres para o movimento. Previne dores e lesões, ativa a circulação e melhora a postura e a silhueta. Para o humor, então, é um santo remédio. Você ainda pensa em viver sem ele?
Cristina Nabuco

Depois de caminhar, pedalar, fazer musculação, você quer tomar um banho rápido e mergulhar nas tarefas que a aguardam. Ou, ao acordar de manhã, você pula da cama e inicia sua jornada ligada nos 220. Não é assim? Nas duas situações, vale a pena reservar alguns minutos para estender a musculatura. O alongamento, conjunto de exercícios cujo objetivo é justamente esse, é um poderoso aliado da saúde. Apesar disso, ele tem sido subvalorizado e relegado ao papel de cinderela dos três grandes objetivos do exercício físico: condicionamento cardiovascular, aquisição de força muscular e ganho de flexibilidade. Segundo o americano Michael J. Alter, técnico de ginástica masculina e autor do livro Ciência da Flexibilidade (ed. Artmed), isso ocorre porque os benefícios do alongamento são menos difundidos. E ainda predomina a ideia de que alongar é difícil, dói e só interessa mesmo a quem faz planos de virar iogue ou integrar a trupe do Cirque du Soleil. Nada mais falso.

Esqueça os mitos

O alongamento pode ser feito sem rituais em casa ou no trabalho. Não deve doer e faz bem para crianças, jovens e adultos. “Preserva a amplitude dos movimentos necessários para agachar e trocar de roupa e ainda ajuda a manter a boa postura”, afirma o professor Abdallah Achour Júnior, da Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, e autor de Atividade Física Consciente, na Saúde e nos Esportes (ed. Sport Training). De modo geral, essa amplitude se reduz com o tempo e pode chegar a níveis mínimos na terceira idade. O objetivo não é ampliar a flexibilidade ao máximo, mas em nível adequado. Logo, você não precisa esticar as pernas no chão abrindo espacate. “A pessoa só faz isso ao escorregar numa casca de banana”, compara o professor Zózimo Lisboa, da academia Runner e da Universidade UniÍtalo, em São Paulo. “A grande sacada é praticar exercícios que melhorem a qualidade de vida.”

A prática deve ser diária

O principal é evitar que os músculos fiquem curtos e rígidos, o que aumentaria o risco de desvios e lesões, que pe nalizam a coluna e as articulações, além de gerar dores e limitar as atividades. “A prática regular, se possível diária, previne problemas de postura e aumenta a coordenação, permitindo que os movimentos sejam feitos com economia de energia e sem esforço extra”, diz Zózimo. O alongamento também ajuda a ficar sarada: favorece o ganho de massa magra ao conferir elasticidade às fibras musculares e melhora a forma e a simetria corporal. Fora isso, estimula o fluxo de sangue para o local, acelerando a recuperação após o treino. Pode, inclusive, aliviar o stress se a pessoa se concentrar na respiração fluente. O resultado é a produção de betaendorfinas, sustâncias que trazem bem-estar.

Na medida certa

Enquanto nos exercícios de força o que faz a diferença é a repetição da contração muscular, no alongamento o que conta é a persistência em estirar o músculo. A área fica estendida por alguns segundos e depois retorna ao normal. “Alongue até sentir certo desconforto”, ensina Zózimo. “Esse mal-estar é como um sensor avisando da proximidade do seu limite.” O professor insiste em que é preciso diferenciá-lo da dor; senão, o resultado foge do esperado. “A dor sinaliza que você ultrapassou o limiar seguro, a hora de parar. Daí para a frente, cresce o risco de lesões.” A prioridade são os grandes grupos musculares: panturrilhas, coxas, costas, braços, ombros, quadris e pescoço. “Os mais sujeitos a encurtamento e desvio são os músculos que atravessam duas articulações, como os da parte posterior da coxa, da panturrilha e da parte posterior do braço (tríceps)”, informa o fisioterapeuta e ciclista goiano Thiago Ayalla Melo Di Alencar, que em maio publicou uma análise de estudos sobre alongamento na Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Segundo ele, as pernas são mais negligenciadas do que os braços porque dá mais trabalho estender os membros inferiores. Também alongue os músculos que você usa muito, fazendo movimentos compensatórios. Se você passa o dia sentada, o correto seria manter a coluna reta e os dois pés apoiados no chão, mas não é o que costuma acontecer. “A tendência é ir se fechando como uma concha. Então, faça o movimento inverso: levante, dê uma espreguiçada e estenda a coluna”, sugere Zózimo. Quem trabalha em pé deve se deitar no chão e abraçar os joelhos trazendo-os em direção ao peito.

A qualquer hora

Para quem corre, anda, pedala, vai à academia, é fundamental fazer alongamento no final da prática. Mas não só nessa ocasião. “Ele deveria ser realizado a cada hora de imobilidade ou de movimentos repetitivos diante do computador ou dirigindo o carro, pois o corpo tende a ficar muito rígido”, adverte Abdallah. “É interessante perceber esse estado, parar a atividade e executar movimentos compensatórios.” Esse cuidado também é aconselhado pela manhã, quando você sai da cama: a espreguiçada após horas de repouso noturno ajuda a soltar os músculos e aumenta a disposição para enfrentar o dia a dia. O professor adverte, porém, que é preciso ter muita cautela. “Pela manhã, nossos discos vertebrais estão bem hidratados e, se alongados demais, eles podem sofrer uma pressão intensa.” Por isso, os movimentos devem ser lentos e suaves, sempre acompanhados de expiração prolongada. O professor Abdallah também incentiva exercícios de alongamento à noite para se recompor da intensa jornada de trabalho e conseguir um sono restaurador, que reponha as energias. Música tranquila de fundo potencializa ainda mais os efeitos. “Pela manhã e à noite, o alvo principal é diminuir a rigidez muscular”, esclarece ele. Mas, se o objetivo é expandir os limites, então programe o treino para o período da tarde. Segundo o especialista, esse é o melhor horário para desenvolver a flexibilidade dos músculos.

Comece já

Peça a um professor de educação física para organizar um programa de alongamento de acordo com suas necessidades e seus limites.
Estenda os músculos até per ceber um leve desconforto. Mas fique atenta: não se deve sentir dor.
Fique nessa posição por 20 segundos. Passado esse período, se estiver fácil, você deve aumentar a tensão. Se parecer difícil, diminua um pouco. Espere cerca de 30 segundos.
Não se compare com outras pessoas, que podem ter níveis de flexibilidade diferentes do seu. Respeite o próprio limite e espere um progresso gradual. Ele virá com o tempo.
Respire devagar, de forma contínua e livre. Isso leva mais oxigênio e nutrientes para o corpo, ajudando a musculatura a responder melhor ao estímulo. Se prender a respiração, a tendência é se cansar mais rápido.
Evite morder o lábio, enrugar a testa, contrair o rosto. Relaxe a cada expiração, saboreie o prazer.

Sem dor

“Se você tem problemas crônicos, desvio ou dor na coluna, converse sobre alongamento com um médico ou fisioterapeuta para evitar novos danos”, diz Abdallah. Busque orientação, também, se sofreu lesões: há risco de espalhar a inflamação e atrasar a recuperação dos músculos. E siga a regra: se doer, não faça por conta própria; peça acompanhamento especializado.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

TRX SUSPENSION TRAINING !!! CHEGOU !!!

Olá a todos!


Neste fim de semana, no domingo (14/11/2010), participei do curso do TRX Suspension Training, realizado na Academia Pelé Club, em São Paulo. Ao término do curso, recebemos a ótima notícia de que o nosso certificado sairia com a marca da Fitness Anywhere, empresa que inventou o TRX e oferece os cursos oficiais do TRX Suspension Training, além disso o curso foi ótimo. Queria agradecer ao Treinador Thales, Suzanne Pata, Grazy, e a equipe presente pelo curso e as informações passadas.
Muito Obrigado a todos, e sucesso.

Quanto a nova ferramenta, o TRX Suspension Training, é inovadora e oferece o treinamento de forma que o aluno iniciante, intermediário e avançado treinem, e treinem o corpo todo, sendo membros inferiores e superiores. Além disso, trabalha de forma otimizada o CORE (região lombo-pélvica).

Bom Treino!!!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Treinamento Funcional


O Treinamento Funcional é a mais nova diretriz e tendência a se tornar realidade no mercado do Fitness e Wellness de acordo com o ACSM (American College of Sports and Medicine). Como eu já disse a vocês em outras postagens, este método utiliza a função do corpo, para o que ele foi feito, que é o movimento, sendo este movimento em todos os ângulos e planos do movimento, e o grande diferencial para a musculação e ginástica que na maioria das vezes trabalha o movimento e o músculo isolados.

A Solução é o Treinamento Funcional, que entra no mercado para "somar", e trazer as vantagens de se ter grandes resultados com isso. Existem muitos cursos pelo mercado na modalidade de Treinamento Funcional, porém o Curso do CORE 360 é o mais bem elaborado e tem a base científica e professores qualificados para o treinamento.

Portanto, você que procura começar, continuar ou mesmo mudar a atividade física que faz, sugiro experimentar o Treinamento Funcional, com profissional qualificado e certificado. Tenho certeza que não irá se arrepender, e com certeza irá aderir a nova tendência que vem se tornando realidade. Quanto a especificidade, não se preocupe se você é sedentário, criança, idoso, atleta (lutador, golfista, ciclista, corredor, esportes coletivos de quadra e campo), ex-atleta, PNE (Pessoas com Necessidades Especiais), todos tem seu treinamento modificado e estruturado para o dia-a-dia e/ou performance esportiva, e o melhor com uma melhora no rendimento esportivo e/ou qualidade de vida, dependendo do objetivo pessoal.

Só tenho uma coisa a perguntar,
Quando vamos começar ???

sábado, 6 de novembro de 2010

TRX Treinamento em Suspensão - Para qualquer pessoa !!!



O áudio está em inglês, mas basicamente fala de pessoas, os  "atletas do dia-a-dia", como uma mulher que foi mãe recente, um bombeiro aposentado buscando uma vida saudável, uma senhora que fez uma maratona pela primeira vez, trabalhador que viaja muito, homem aos 45 anos em melhor forma que aos 35, mulher que vence o IronMan duas vezes, PNE (Pessoas com Necessidades Especiais) e um atleta profissional de Futebol Americano.
Todos estes utilizam o TRX e obtiveram melhoras!!! Tanto na performance esportiva quanto na qualidade de vida!!!
Mais uma ferramenta do Treinamento Funcional...
E na minha opinião, uma das melhores!!!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Exercícios funcionais podem te ajudar a evoluir na corrida

 

 O treinador Allan Menache fala mais sobre esses exercícios que podem te ajudar a evoluir na corrida

Os corredores são uma das classes de desportistas das mais dedicadas. Quando se propõem a cumprir um desafio, por mais difícil que possa parecer eles vão atrás, percorrendo quantos quilômetros seus treinadores prescrevem em suas planilhas.

Mais dedicados ainda são aqueles corredores que mesmo sem um treinador elegem seus desafios e cumprem seus objetivos seja uma simples prova de 5 km ou 10 km, uma meia-maratona e até mesmo uma maratona.

Tão importante quanto cumprir os quilômetros prescritos em planilha é o comprometimento com o treinamento físico paralelo a corrida. Muitos corredores se preparam com aquelas intermináveis séries de musculação na academia, normalmente fazendo uso de máquinas para cumprir a maior parte dos exercícios de fortalecimento e poucos incluem em suas rotinas alguns exercícios educativos, próprios para melhorar a técnica de corrida e com isso gerar economia em suas passadas.

Além dos exercícios educativos considero de grande importância a inclusão na rotina de todos os corredores, independente de seus objetivos, o mais atual conceito de preparação física que é o Treinamento Funcional, que treina movimentos e não segmentos isolados do corpo, principal característica das máquinas.

Ao treinar movimentos integrando os segmentos do corpo para a realização de tarefas, tornamos nosso corpo mais inteligente, já que envolvemos neste processo o treino de todas as capacidades físicas como força, resistência, flexibilidade, coordenação e equilíbrio. De acordo com os objetivos do corredor, podemos tornar o treinamento mais específico, fazendo com que tudo o que é realizado no ambiente de treino se transfira de forma otimizada para suas corridas, proporcionando o aumento de performance, a melhora da eficiência dos movimentos e, principalmente, a prevenção de lesões. Afinal, o que mais o corredor almeja é poder praticar a atividade que tanto gosta e dá prazer o ano inteiro.

Atualmente já existem muitos profissionais qualificados para prescrever de forma eficiente o Treinamento Funcional e as principais academias do país já estão preparadas para receber seus clientes com espaços próprios para tal finalidade. Portanto não há desculpas para que os corredores de todas as idades e com os mais variados objetivos deixem para depois a melhor forma de se condicionar.
 
Fonte: O2 por Minuto

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Terceira Idade - Para ler e refletir

Idoso ou Velho

Idoso é quem tem privilégio de viver a longa vida...
Velho é quem perdeu a jovialidade.
A idade causa a degenerescência das células...
A velhice causa a degenerescência do espírito.
Você é idoso quando sonha...
Você é velho quando apenas dorme.
Você é idoso quando ainda aprende...
Você é velho quando já nem ensina.
Você é idoso quando se exercita...
Você é velho quando somente descansa.
Você é idoso quando tem planos...
Você é velho quando só tem saudades.
Você é idoso quando curte o que lhe resta da vida...
Você é velho quando, sofre o que o aproxima da morte.
Você é idoso quando indaga se vale a pena...
Você é velho quando sem pensar, responde que não.
Você é idoso quando ainda sente amor...
Você é velho quando não sente mais do que ciúmes e possessividade.
Para o idoso a vida se renova a cada dia que começa...
Para o velho a vida se acaba a cada noite que termina.
Para o idoso o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida...
Para o velho todos os dias parecem o último da longa jornada.
Para o idoso o calendário está repleto de amanhãs...
Para o velho o calendário só tem ontens.
Enquanto o idoso leva uma vida ativa, plena de projetos e preenche esperanças,
O velho vive horas que se arrastam, destituídas de sentido.
Enquanto o idoso tem os olhos postos no horizonte de onde o sol desponta,
O velho tem a sua miopia voltada para as sombras do passado.
Enquanto as rugas do idoso são bonitas porque foram sulcadas pelo sorriso,
As rugas do velho são feias porque foram vincadas pela amargura.
Enquanto o rosto do idoso se ilumina de esperança.,
O rosto do velho se apaga de desânimo.
Idoso ou velho podem ter a mesma idade cronológica, mas têm idades diferentes no coração!

(Extraído do Livro "Aprenda a Curtir Seus Anos Dourados", de Jorge R. Nascimento). 

Benefícios da Atividade Física - Na Terceira Idade


Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. Além dos benefícios já citados anteriormente pela atividade aeróbica existem também importantes benefícios do treinamento de força muscular no adulto e na terceira idade:
1- Melhora da velocidade de andar.
2- Melhora do equilíbrio.
3- Aumento do nível de atividade física espontânea.
4- Melhora da auto-eficácia.
5- Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea.
6- Ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doença cardíaca.
7- Melhora da ingestão alimentar.
8- Diminuição da depressão.
Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos. O exercício contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos:
1- Fortalece os músculos das pernas e costas.
2- Melhora os reflexos.
3- Melhora a sinergia motora das reações posturais.
4- Melhora a velocidade de andar.
5- Incrementa a flexibilidade.
6- Mantém o peso corporal.
7- Melhora a mobilidade.
8- Diminui o risco de doença cardiovascular.

Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante seja o fato que reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação a aposentadoria.  

Fonte:Texto transcrito do artigo -  VIDA ATIVA PARA O NOVO MILÊNIO - do Dr. VICTOR MATSUDO - Revista Oxidologia set/out: 18-24, 1999 - Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul - Programa Agita São Paulo.

domingo, 3 de outubro de 2010

Porque contratar o Personal Trainer ????

Os principais diferenciais na contratação desse profissional são:

O atendimento e acompanhamento individualizado.

Maior atenção na supervisão e correção dos exercícios.

Possibilidade de variação de modalidades e atividades de exercícios.

Comodidade na escolha e variações de locais para execução das aulas.

Escolha de horários compatíveis com a disponibilidade e rotina diária do Cliente.

Elaboração de programas com objetividade e eficiência, atendendo às expectativas do cliente e sua individualidade biológica.

Maior motivação causada pela presença do Personal para os dias de indisposição e falta de vontade para exercitar-se.

É o profissional que disponibiliza a maior possibilidade de qualidade de vida pela orientação da atividade física.

domingo, 26 de setembro de 2010

Dormir depois do almoço engorda?

Não, descansar ou dormir 20 minutos após o almoço pode até melhorar a digestão. Nesse momento, o corpo concentra as energias para o sistema digestivo facilitando o processo. O mesmo não acontece à noite . Neste período, o metabolismo está mais lento. O que vai comer a mais acaba estocando sob a forma de gordura para ser gasto pelo corpo quando estiver em atividade, por isso, antes de dormir o melhor é fazer refeições leves.

O que é CORE 360 ???

Ola !!

O significado da palavra CORE quer dizer Núcleo, essência ou de onde parte algo e 360, quer dizer todos os planos do movimento, todo o corpo e todas capacidades físicas.

Portanto, o CORE 360 parte da teoria de que toda força distal tem sua origem no núcleo, que é a região abdominal, e a partir disso foi colocado em prática a metodologia do CORE; onde o indivíduo realiza exercícios com função, ou seja, treinar o corpo nas funções para as quais ele é originalmente desenhado.

Função? Treinamento?

Isso mesmo, o treinamento funcional está totalmente ligado ao CORE 360, onde se realiza movimentos com propósito, com variabilidade de métodos, apoiado nos princípios do treinamento, com foco em tornar o corpo mais inteligente, ágil, rápido, forte e veloz.

Treinar diferente? Sim! Com os mesmos resultados? Com melhores resultados!

Bom, vendo sobre essa perspectiva, o que você está esperando?

terça-feira, 21 de setembro de 2010

5 maneiras de se comer bem


1 - Tenha um bom café-da-manhã todos os dias.
Consuma frutas, leite, iogurtes, cereais quentes ou frios, queijos magros ou misturas instantâneas no café-da-manhã. Tente consumir também leite magro e farelos integrais. Você obterá boa fonte de cálcio, vitaminas do complexo B e fibras (5,5 g a cada dois copos)

2 - Consuma a quantidade necessária de proteínas.
Frango sem pele e de preferência assado na brasa (churrasco), peixes e carnes magras. Faça uso também de boas doses de grãos integrais, castanhas, sementes, ervilha e feijões secos. Coma produtos com pouca gordura ou nenhuma regularmente, e faça uso de ovos ocasionalmente.

3 - Beba bastante água.
A água compreende mais da metade da composição corporal do corpo, e deve ser reposta diariamente. O ser humano precisa dela para o controle da temperatura corporal, na digestão dos alimentos, na prevenção da prisão-de-ventre.
Fazer uso de bebidas do tipo, café, chá ou álcool causa o aumento da desidratação (substitua-os por produtos a base de cacau).
Bebidas como sucos de frutas são boas alternativas para absorção de água. * exercícios físicos fazem aumentar a necessidade de ingestão de água.

4 - Fibras são importantes.
Ajuda na digestão, previne a prisão-de-ventre, diminui o colesterol e a glicose sanguínea.
Coma cereais integrais e vejetais (e frutas) cruas quando puder com a própria casca e também sopas de feijão desidratado, guisados e saladas.

5 - Diminua o nível de açúcar e comidas processadas.
Guloseimas e doces têm a tendência de conter alto índice de açúcar e baixo índice de nutrientes. Refrigerantes e sucos artificiais e outras bebidas adoçadas são escolhas muito pobres (experimente substituí-las por água pura ou sucos naturais).
Evite o uso do açucareiro em cima da mesa e adoçantes como o melado.

Artigo traduzido do American College of Sports and Medicine
http://www.cdof.com.br/

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Certificação na Metodologia de Treinamento Funcional CORE 360


Treinamento CORE 360 Fase 1 e 2
Obrigado aos treinadores do CORE, Artur, Luciano e Rafael pelo curso!!!!
Valeu mesmo a todos e aos novos amigos!

Treinamento CORE 360 Fase 3 e 4
Obrigado aos treinadores Luciano, Arthur e Vinicius pelo excelente curso e pelas informações que mudaram a minha vida como Educador Físico, Muito Obrigado!!! Além disso, agradeço pelos novos amigos também!

Olá a Todos!!

Ola, pessoal !!

Gostaria de dizer que iniciei este blog na data de hoje, para informar, atualizar e quebrar paradigmas em treinamento e atividade física, fazer atualizações referentes ao meu trabalho como personal trainer, e desde ontem exatamente, me tornei professor licenciado do Treinamento Funcional CORE 360.
Posso dizer com muita certeza, que a metodologia CORE já mudou minha rotina de exercícios e trabalho, e também irá mudar (na verdade já mudou) o conceito do treinamento e atividade física em todos segmentos.
Se você gostaria de saber mais sobre este treinamento entre e pesquise no meu blog.



Sem mais por agora,

Romulo